quinta-feira, 17 de março de 2011

Médicos devem higienizar as mãos durante cinco minutos antes de uma cirurgia

As infecções hospitalares estão fortemente asso¬ciadas à mortalidade durante o período pós-operatório. Para evitar isso, a desinfecção cuidadosa e efetiva das mãos, unhas e antebra¬ços por parte da equipe médica é essencial, pois ajuda na eliminação de micro-organismo presentes nessas regiões.

Segundo o estudo, "Higienização e antissepsia das mãos para cirurgia", publicado este ano nos Arquivos médicos, dentre os vários agentes antissépticos disponíveis para realizar essa desinfecção, os de eficácia comprovada e mais utilizados são: a clorexidina, a io¬dopovidona e os alcoóis.

O estudo mostra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza que o procedimento de antissepsia deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. De acordo com suas orientações, deve-se abrir a torneira e molhar as mãos, antebraço e cotovelos, e em seguida recolher com as mãos em concha o antisséptico e espalhá-lo por essas regiões. No caso do uso de escova impregnada com antisséptico, essa deve ser pressionada contra a pele, para que o produto se espalhe por todas as partes.

Segundo os autores da pesquisa, Leandro Rodrigues dos Santos, Nilesh Moniz e Ronaldo de Freitas, durante a realização do procedimento de lavagem e antissepsia das mãos, cuidados adicionais devem ser observados nas regiões de maior concentração de micro-organismos como pelos e unhas. "As unhas devem ser limpas com as cerdas da escova ou com o limpador de unhas, sob água corren¬te, e as mãos friccionadas com a esponja, observando os espaços interdigitais e antebraço, mantendo-se as mãos acima dos cotovelos", explicam.

A prática da escovação (com cerdas) das mãos e antebraços durante o processo de antissepsia é, segundo o estudo, agressivo à pele, podendo gerar microlesões. Por isso, os autores sugerem que a higienização seja feita com o uso combinado de escovas com cerdas (para as unhas) e esponjas (para demais superfícies) por ser mais efetivo e menos agressivo.

Fonte: Saúde em Movimento/Notisa
Publicado em: 19/02/2011